Laboratórios da Saúde
Atualmente, a IES dispõe de 8 (OITO) Laboratórios entre multidisciplinares e de Habilidades e simulação na área de Saúde, em espaços adequados ao número de usuários e para o pleno desenvolvimento das atividades educacionais, bem como das atividades administrativas. Todos os laboratórios possuem capacidade para, no mínimo, 30 alunos, possuem ambiente climatizado, amplo, com iluminação, pintura e acústica adequadas e dispõe de recursos audiovisuais, computador conectado à internet, quadro branco, mesas, cadeiras, equipamentos de segurança e estão adaptados aos portadores de necessidades especiais.
Os Laboratórios da FAPAC/ITPAC-PORTO NACIONAL, localizados nos Blocos Delta, Epsilon, Phi, são meios auxiliares de ensino e aprendizagem dos conteúdos básicos de diferentes disciplinas necessárias a formação de um profissional qualificado para o mercado de trabalho. Os laboratórios, embora sejam destinados a dar suporte prioritariamente ao ensino de graduação, podem ser usados para outras atividades como pesquisa, extensão, ensino de pós-graduação, desde que, o uso seja autorizado pela coordenação conforme viabilidade.
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REGULAMENTO INTERNO
NORMAS DE FUNCIONAMENTO
MANUAL CENTRO DE SIMULAÇÃO EM SAÚDE
NORMA DE BIOSSEGURANÇA
Os serviços prestados pelos Laboratórios
de Ensino da área da saúde deverão
ser solicitados por e-mail: [email protected]
ou presencialmente.
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LABORATÓRIOS
Laboratório de Ensino Multidisciplinar I - Agressão x Defesa
No laboratório de ensino multidisciplinar I, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado), Microbiologia, Microbiologia Agrícola, Parasitologia e Imunologia. Os alunos são orientados a executar rotinas laboratoriais como: coleta, armazenamento de amostras, realização de procedimentos experimentais, análise e interpretação de resultados para confirmação de diagnósticos. Essas rotinas reforçam as informações recebidas nas aulas teóricas sobre a etiologia de processos infecciosos, controle e reconhecimento de infecções orgânicas e em serviços de saúde, epidemiologia, resistência microbiana e controle de qualidade.
Laboratório de Ensino Multidisciplinar II - Morfologia Microscópica
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No laboratório de ensino multidisciplinar II, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado) Botânica e Sistemática Vegetal, Zoologia Geral, Biologia Celular e Molecular, Biologia Humana e Bucal, Histologia, Desenvolvimento Humano e Embriologia, Genética e Patologia. Os acadêmicos através da visualização de cortes histológicos reconhecem os principais tipos celulares e tecidos orgânicos, assim como sua distribuição e funções no organismo. Aprendem a composição microscópica de todos os órgãos e sistemas e a importância de suas diferenças estruturais associada a suas funções específicas. Observam as fases da divisão celular e o desenvolvimento humano durante a embriogênese. Assim, são capazes de reconhecer o desenvolvimento e a composição microscópica do organismo humano normal e determinar se há alteração morfofuncional patológica nos diferentes tecidos e células.
Laboratório de Ensino Multidisciplinar III e IV - Morfologia Macroscópica/Peças Sintéticas e Orgânicas
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Nos laboratórios de ensino multidisciplinar III e IV, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado), anatomia I e II; Neuroanatomia; Anatomia Cabeça e Pescoço, Desenvolvimento Humana e Embriologia. Os acadêmicos, através da visualização, do manuseio, estudo e análise das peças anatômicas, desenvolvem a habilidade de reconhecer as estruturas ósseas, musculares, articulações, ligamentos e sistema de vasos, além da composição dos sistemas e suas funcionalidades. As estações de estudos possuem bancadas e mesas com cadeiras, modelos sintéticos e materiais orgânicos (cadáveres e órgãos - formalizados e glicerinados na própria FAPAC/ITPAC PORTO).
O Laboratório possui todo mobiliário condizente com excelente padrão de qualidade quanto à durabilidade, condições de limpeza, segurança, manutenção e conforto.
Todas as atividades estão descritas no protocolo de aulas práticas e são orientadas por um professor do Curso, além de contarem com o apoio de funcionário técnico responsável e monitores, para conservação e organização dos recursos disponíveis em cada aula.
O espaço também está disponível para visitas de alunos e professores de Ensino Médio da região, as quais são orientadas pelo responsável técnico do laboratório.
Laboratório de Ensino Multidisciplinar V - Processos Orgânicos
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No laboratório deensino multidisciplinar V, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado), Bioquímica, Biofísica, Fisiologia eFarmacologia, destinando-se a compreensão dos fenômenos químicos de todos osprocessos biológicos que ocorrem nos seres vivos e no ambiente.
O Laboratóriopossui todo mobiliário condizente com excelente padrão de qualidade quanto à durabilidade,condições de limpeza, segurança, manutenção e conforto.
Todas asatividades estão descritas no protocolo de aulas práticas e são orientadas porum professor do Curso, além de contarem com o apoio de funcionário técnicoresponsável e monitores, para conservação e organização dos recursosdisponíveis em cada aula.
O espaço também está disponível para visitas dealunos e professores de Ensino Médio da região, as quais são orientadas peloresponsável técnico do laboratório.
CSS – Centro de Simulação em Saúde
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Centro de Simulação em saúde está situado na sede do ITPAC PORTO NACIONAL são divididos em: 10 Consultórios para treinamento de Habilidades de Comunicação, procedimentos e OSCE; 4 Salas de simulação Realística com Manequins de Alta Fidelidade e salas para Debriefing. É adequada para o desenvolvimento das competências previstas para o Eixo Estruturante de Habilidades e Atitudes Médicas previsto do 1º ao 8º período do curso de Medicina.
Os Laboratórios são equipados com vários manequins e modelos de simulação, inclusive os de simulação avançada. Entre eles, estão o SimMan (adulto), SimJunior (criança) e o SimBaby (bebê), da Laerdal Medical. São bonecos que interagem com os alunos, simulam movimentos e reações, e respondem a estímulos externos em tempo real, inclusive a medicamentos administrados. Os manequins são controlados pelo professor à distância, conforme a situação e o cenário propostos, a partir de uma sala de controle.
O Laboratório de Habilidades foi idealizado para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de vivenciar as práticas consideradas fundamentais na profissão. Ao mesmo tempo, a simulação promove a segurança dos alunos, pois evita contato com materiais perfuro cortantes infectados ou outros instrumentos de risco, assim como equipamentos elétricos, além de oferecer a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar habilidades manuais e de comunicação em cenários diversos.
Consultórios 01 ao 10
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Laboratório de Observação - Psicologia
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O Laboratório de observação é o espaço que atende ao curso de Psicologia, nas disciplinas da área de Avaliação Psicológica e Clínica e onde são realizadas atividades de estágio do curso e atendimento à comunidade.
Os principais usuários destes espaços são os docentes e discentes do curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos - FAPAC.Atender às aulas práticas e estágios do curso de Psicologia:
Permitir o desenvolvimento de atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso e Projetos de Iniciação Científica;
Permitir a visualização da teoria na prática, auxiliando no aprendizado e na sua aplicação;
Comparação de resultados teóricos e experimentais;
Avaliação em aulas práticas e manejo interpessoal.
Desenvolver as habilidades e competências preconizadas pelas diretrizes curriculares;
Desenvolver espírito de equipe na execução de tarefas para maior eficiência do trabalho com relação ao tempo utilizado, qualidade no produto final, limpeza do local utilizado, manutenção adequada dos materiais e equipamentos.
Laboratório de Ensino Multidisciplinar VI - Técnicas Cirúrgicas
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No laboratório de ensino multidisciplinar VI, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de Técnicas cirúrgicas, técnicas anestésicas, cirurgia experimental e de SOI (Sistema Orgânico Integrado). Destinando-se a introdução do acadêmico nos principais fundamentos da técnica operatória, possibilita a aprendizagem de assepsia e antissepsia, paramentação, reconhecer todo o instrumental e materiais cirúrgicos comuns a todas as operações, saber instrumentar uma operação e ter habilidade para a hemostasia e a síntese dos tecidos cutâneos.
O Laboratório de Técnica Cirúrgica, tendo sido projetado para grupos de 30alunos, dispondo de 6 (seis) mesas de inox para procedimentos, atendendo à relação de 5 alunos por mesa. Nesse laboratório, a quantidade de equipamentos e instrumentos para a prática de suturas e outros procedimentos atende plenamente à necessidade do curso, estando disponível 1 kit completo de instrumentais cirúrgicos por aluno, além do material de consumo (luvas, gorros, máscaras, capotes, etc.) e de peças orgânicas e sintéticas para treinamento. Quanto à acessibilidade possui amplas áreas e bancadas rebaixadas, sendo de fácil acesso para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O dimensionamento e a otimização dos laboratórios didáticos são resultados da interação entre NDE e Coordenação dos Laboratórios, analisando o PPC, as necessidades do curso contemplando as suas disciplinas afins.
O Laboratório possui todo mobiliário condizente com excelente padrão de qualidade quanto à durabilidade, condições de limpeza, segurança, manutenção e conforto.
Todas as atividades estão descritas no protocolo de aulas práticas e são orientadas por um professor do Curso, além de contarem com o apoio de funcionário técnico responsável e monitores, para orientação, conservação e organização dos recursos disponíveis em cada aula.
As competências relacionadas com a Clínica Cirúrgica, em sua matriz curricular, contempla os aspectos relacionados à Identificação e diagnóstico diferencial das patologias cirúrgicas mais prevalentes e das principais urgências das diversas especialidades cirúrgicas; aplicação dos fundamentos de técnica operatória e Biossegurança; e o desenvolvimento de procedimentos cirúrgicos em seus vários níveis de atuação e complexidade, além dos cuidados éticos que os estudantes, futuros médicos, devem adotar nas relações com os pacientes nos mais diversificados cenários de aprendizagem, desde o início do curso. Esta competência está contemplada nos módulos de Clínica Cirúrgica I a IV, ofertados no ciclo clínico pré-internato, com diferentes conteúdos, mas centrado no atendimento pré-hospitalar básico e avançado; nos cuidados inerentes aos atendimentos domiciliares e ambulatoriais; em ambiente simulado, nível ambulatorial e hospitalar; e nos pressupostos éticos e bióticos do exercício profissional, considerando sempre os aspectos humanísticos, o profissionalismo e as habilidades de comunicação para a sua consecução. Os referidos módulos contemplam o treinamento sistemático, interativo e espiralar de habilidades técnicas, procedimentos e atitudes requeridas desde os aspectos básicos da profissão até os atendimentos hospitalares de urgência/emergência. Portanto, os cenários de treinamento prático para os alunos são constituídos, principalmente, pelo Laboratório de Técnica Cirúrgica, Habilidades e Simulação Realística, além de unidades ambulatoriais, domicílios, emergências dos hospitais conveniados e unidade do SAMU/Corpo de Bombeiro.