Laboratórios da Saúde
Atualmente, a IES dispõe de 8 (OITO) Laboratórios entre multidisciplinares e de Habilidades e simulação na área de Saúde, em espaços adequados ao número de usuários e para o pleno desenvolvimento das atividades educacionais, bem como das atividades administrativas. Todos os laboratórios possuem capacidade para, no mínimo, 30 alunos, possuem ambiente climatizado, amplo, com iluminação, pintura e acústica adequadas e dispõe de recursos audiovisuais, computador conectado à internet, quadro branco, mesas, cadeiras, equipamentos de segurança e estão adaptados aos portadores de necessidades especiais.
Os Laboratórios da FAPAC/ITPAC-PORTO NACIONAL, localizados nos Blocos Delta, Epsilon, Phi, são meios auxiliares de ensino e aprendizagem dos conteúdos básicos de diferentes disciplinas necessárias a formação de um profissional qualificado para o mercado de trabalho. Os laboratórios, embora sejam destinados a dar suporte prioritariamente ao ensino de graduação, podem ser usados para outras atividades como pesquisa, extensão, ensino de pós-graduação, desde que, o uso seja autorizado pela coordenação conforme viabilidade.
REGULAMENTO INTERNO
NORMAS DE FUNCIONAMENTO
MANUAL CENTRO DE SIMULAÇÃO EM SAÚDE
NORMA DE BIOSSEGURANÇA
Os serviços prestados pelos Laboratórios
de Ensino da área da saúde deverão
ser solicitados por e-mail: [email protected]
ou presencialmente.
LABORATÓRIOS
Laboratório de Ensino Multidisciplinar I - Agressão x Defesa
No laboratório de ensino multidisciplinar I, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado), Microbiologia, Microbiologia Agrícola, Parasitologia e Imunologia. Os alunos são orientados a executar rotinas laboratoriais como: coleta, armazenamento de amostras, realização de procedimentos experimentais, análise e interpretação de resultados para confirmação de diagnósticos. Essas rotinas reforçam as informações recebidas nas aulas teóricas sobre a etiologia de processos infecciosos, controle e reconhecimento de infecções orgânicas e em serviços de saúde, epidemiologia, resistência microbiana e controle de qualidade.
Laboratório de Ensino Multidisciplinar II - Morfologia Microscópica
No laboratório de ensino multidisciplinar II, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado) Botânica e Sistemática Vegetal, Zoologia Geral, Biologia Celular e Molecular, Biologia Humana e Bucal, Histologia, Desenvolvimento Humano e Embriologia, Genética e Patologia. Os acadêmicos através da visualização de cortes histológicos reconhecem os principais tipos celulares e tecidos orgânicos, assim como sua distribuição e funções no organismo. Aprendem a composição microscópica de todos os órgãos e sistemas e a importância de suas diferenças estruturais associada a suas funções específicas. Observam as fases da divisão celular e o desenvolvimento humano durante a embriogênese. Assim, são capazes de reconhecer o desenvolvimento e a composição microscópica do organismo humano normal e determinar se há alteração morfofuncional patológica nos diferentes tecidos e células.
Laboratório de Ensino Multidisciplinar III e IV - Morfologia Macroscópica/Peças Sintéticas e Orgânicas
Nos laboratórios de ensino multidisciplinar III e IV, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado), anatomia I e II; Neuroanatomia; Anatomia Cabeça e Pescoço, Desenvolvimento Humana e Embriologia. Os acadêmicos, através da visualização, do manuseio, estudo e análise das peças anatômicas, desenvolvem a habilidade de reconhecer as estruturas ósseas, musculares, articulações, ligamentos e sistema de vasos, além da composição dos sistemas e suas funcionalidades. As estações de estudos possuem bancadas e mesas com cadeiras, modelos sintéticos e materiais orgânicos (cadáveres e órgãos - formalizados e glicerinados na própria FAPAC/ITPAC PORTO).
O Laboratório possui todo mobiliário condizente com excelente padrão de qualidade quanto à durabilidade, condições de limpeza, segurança, manutenção e conforto.
Todas as atividades estão descritas no protocolo de aulas práticas e são orientadas por um professor do Curso, além de contarem com o apoio de funcionário técnico responsável e monitores, para conservação e organização dos recursos disponíveis em cada aula.
O espaço também está disponível para visitas de alunos e professores de Ensino Médio da região, as quais são orientadas pelo responsável técnico do laboratório.
Laboratório de Ensino Multidisciplinar V - Processos Orgânicos
No laboratório deensino multidisciplinar V, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de SOI (Sistema Orgânico Integrado), Bioquímica, Biofísica, Fisiologia eFarmacologia, destinando-se a compreensão dos fenômenos químicos de todos osprocessos biológicos que ocorrem nos seres vivos e no ambiente.
O Laboratóriopossui todo mobiliário condizente com excelente padrão de qualidade quanto à durabilidade,condições de limpeza, segurança, manutenção e conforto.
Todas asatividades estão descritas no protocolo de aulas práticas e são orientadas porum professor do Curso, além de contarem com o apoio de funcionário técnicoresponsável e monitores, para conservação e organização dos recursosdisponíveis em cada aula.
O espaço também está disponível para visitas dealunos e professores de Ensino Médio da região, as quais são orientadas peloresponsável técnico do laboratório.
CSS – Centro de Simulação em Saúde
Centro de Simulação em saúde está situado na sede do ITPAC PORTO NACIONAL são divididos em: 10 Consultórios para treinamento de Habilidades de Comunicação, procedimentos e OSCE; 4 Salas de simulação Realística com Manequins de Alta Fidelidade e salas para Debriefing. É adequada para o desenvolvimento das competências previstas para o Eixo Estruturante de Habilidades e Atitudes Médicas previsto do 1º ao 8º período do curso de Medicina.
Os Laboratórios são equipados com vários manequins e modelos de simulação, inclusive os de simulação avançada. Entre eles, estão o SimMan (adulto), SimJunior (criança) e o SimBaby (bebê), da Laerdal Medical. São bonecos que interagem com os alunos, simulam movimentos e reações, e respondem a estímulos externos em tempo real, inclusive a medicamentos administrados. Os manequins são controlados pelo professor à distância, conforme a situação e o cenário propostos, a partir de uma sala de controle.
O Laboratório de Habilidades foi idealizado para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de vivenciar as práticas consideradas fundamentais na profissão. Ao mesmo tempo, a simulação promove a segurança dos alunos, pois evita contato com materiais perfuro cortantes infectados ou outros instrumentos de risco, assim como equipamentos elétricos, além de oferecer a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar habilidades manuais e de comunicação em cenários diversos.
Consultórios 01 ao 10
Laboratório de Observação - Psicologia
O Laboratório de observação é o espaço que atende ao curso de Psicologia, nas disciplinas da área de Avaliação Psicológica e Clínica e onde são realizadas atividades de estágio do curso e atendimento à comunidade.
Os principais usuários destes espaços são os docentes e discentes do curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos - FAPAC.Atender às aulas práticas e estágios do curso de Psicologia:
Permitir o desenvolvimento de atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso e Projetos de Iniciação Científica;
Permitir a visualização da teoria na prática, auxiliando no aprendizado e na sua aplicação;
Comparação de resultados teóricos e experimentais;
Avaliação em aulas práticas e manejo interpessoal.
Desenvolver as habilidades e competências preconizadas pelas diretrizes curriculares;
Desenvolver espírito de equipe na execução de tarefas para maior eficiência do trabalho com relação ao tempo utilizado, qualidade no produto final, limpeza do local utilizado, manutenção adequada dos materiais e equipamentos.
Laboratório de Ensino Multidisciplinar VI - Técnicas Cirúrgicas
No laboratório de ensino multidisciplinar VI, são ministradas as aulas práticas das disciplinas de Técnicas cirúrgicas, técnicas anestésicas, cirurgia experimental e de SOI (Sistema Orgânico Integrado). Destinando-se a introdução do acadêmico nos principais fundamentos da técnica operatória, possibilita a aprendizagem de assepsia e antissepsia, paramentação, reconhecer todo o instrumental e materiais cirúrgicos comuns a todas as operações, saber instrumentar uma operação e ter habilidade para a hemostasia e a síntese dos tecidos cutâneos.
O Laboratório de Técnica Cirúrgica, tendo sido projetado para grupos de 30alunos, dispondo de 6 (seis) mesas de inox para procedimentos, atendendo à relação de 5 alunos por mesa. Nesse laboratório, a quantidade de equipamentos e instrumentos para a prática de suturas e outros procedimentos atende plenamente à necessidade do curso, estando disponível 1 kit completo de instrumentais cirúrgicos por aluno, além do material de consumo (luvas, gorros, máscaras, capotes, etc.) e de peças orgânicas e sintéticas para treinamento. Quanto à acessibilidade possui amplas áreas e bancadas rebaixadas, sendo de fácil acesso para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O dimensionamento e a otimização dos laboratórios didáticos são resultados da interação entre NDE e Coordenação dos Laboratórios, analisando o PPC, as necessidades do curso contemplando as suas disciplinas afins.
O Laboratório possui todo mobiliário condizente com excelente padrão de qualidade quanto à durabilidade, condições de limpeza, segurança, manutenção e conforto.
Todas as atividades estão descritas no protocolo de aulas práticas e são orientadas por um professor do Curso, além de contarem com o apoio de funcionário técnico responsável e monitores, para orientação, conservação e organização dos recursos disponíveis em cada aula.
As competências relacionadas com a Clínica Cirúrgica, em sua matriz curricular, contempla os aspectos relacionados à Identificação e diagnóstico diferencial das patologias cirúrgicas mais prevalentes e das principais urgências das diversas especialidades cirúrgicas; aplicação dos fundamentos de técnica operatória e Biossegurança; e o desenvolvimento de procedimentos cirúrgicos em seus vários níveis de atuação e complexidade, além dos cuidados éticos que os estudantes, futuros médicos, devem adotar nas relações com os pacientes nos mais diversificados cenários de aprendizagem, desde o início do curso. Esta competência está contemplada nos módulos de Clínica Cirúrgica I a IV, ofertados no ciclo clínico pré-internato, com diferentes conteúdos, mas centrado no atendimento pré-hospitalar básico e avançado; nos cuidados inerentes aos atendimentos domiciliares e ambulatoriais; em ambiente simulado, nível ambulatorial e hospitalar; e nos pressupostos éticos e bióticos do exercício profissional, considerando sempre os aspectos humanísticos, o profissionalismo e as habilidades de comunicação para a sua consecução. Os referidos módulos contemplam o treinamento sistemático, interativo e espiralar de habilidades técnicas, procedimentos e atitudes requeridas desde os aspectos básicos da profissão até os atendimentos hospitalares de urgência/emergência. Portanto, os cenários de treinamento prático para os alunos são constituídos, principalmente, pelo Laboratório de Técnica Cirúrgica, Habilidades e Simulação Realística, além de unidades ambulatoriais, domicílios, emergências dos hospitais conveniados e unidade do SAMU/Corpo de Bombeiro.