REGRAS E NORMAS DE UTILIZAÇÃO - LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
Objetivo: Auxiliar o usuário na utilização dos Laboratórios de Informática desta Instituição, estabelecer, regras, procedimentos e responsabilidades para o uso, objetivando atingir um melhor aproveitamento e utilização destes espaços.
A proposta dos Laboratórios de Informática é oferecer aos professores e acadêmicos à execução das tarefas práticas no contexto de suas disciplinas e pesquisas.
Os Laboratórios de Informática desta Instituição são de natureza instrumental, destinando-se, prioritariamente, ao desenvolvimento de atividades curriculares a todos os acadêmicos.
Estão equipados com computadores e softwares necessários ao desenvolvimento das atividades de ensino, e ligados em rede com acesso a Internet, que deve ser usada como forma de maximizar o acesso à informação para fins de pesquisa acadêmica e uso de correio eletrônico (e-mail institucional) para envio e recebimento de trabalhos acadêmicos.
OS EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ESTÃO À DISPOSIÇÃO DE TODOS OS ACADÊMICOS E PROFESSORES DESTA INSTITUIÇÃO, EXCLUSIVAMENTE PARAFINS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
NORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
As Normas de Utilização têm por finalidade definir uma estrutura organizacional e regulamentar para as atividades desenvolvidas nos Laboratórios de Informática (aulas, pesquisa, digitação de trabalhos e outros).
O laboratório de informática estará reservado prioritariamente para os professores ministrarem as aulas referentes aos cursos regulares. Havendo disponibilidade de horário, o mesmo poderá ser utilizado pelos demais usuários.
É dever de cada usuário ler as informações deste documento, estando qualquer tipo de infração ausente de atenuantes sob alegação de não conhecimento das regras.
O não cumprimento do disposto abaixo acarretará no bloqueio da conta do usuário responsável e nas punições disciplinares cabíveis.
As Normas podem ser alteradas de acordo com as necessidades dos Laboratórios de Informática, sem prévio aviso.
DEVERES DOS USUÁRIOS
1 - Submeter-se às normas instituídas para a utilização dos Laboratórios de Informática e ler estas informações, para não alegar posteriormente desconhecimento das regras de utilização;
2 - Zelar pela manutenção de um ambiente limpo e organizado nas dependências dos Laboratórios;
3 - Respeitar o silêncio no ambiente dos Laboratórios;
4 - Trazer materiais de consumo, tais como pen drive, caneta, etc., uma vez que não haverá, sob hipótese alguma, empréstimo de qualquer tipo de material;
5 - Responsabilizar-se pelas cópias de segurança de todos os seus documentos;
6 - Comunicar qualquer problema técnico nos equipamentos ao funcionário responsável pelos laboratórios, ou, se em horário de aula, ao professor;
7 - Ligar e desligar as máquinas dentro dos procedimentos indicados e nunca abandonar aberta uma sessão de acesso aos computadores;
8 - Manipular o mouse e o teclado com o cuidado necessário;
9 - Ao término do uso, o computador deverá ser desligado (apenas na última aula) e a cadeira colocada em seu devido lugar;
10 - Manter sempre as portas fechadas (ar condicionado).
PROIBIÇÕES AOS USUÁRIOS
1 – Retirar ou mexer as conexões dos computadores (cabos de redes e de dispositivos);
2 - Consumo de bebidas e/ou alimentos, fumar, brincadeiras inoportunas ou linguagem não compatível com o ambiente acadêmico;
3 - Qualquer aparelho sonoro (MP3/MP4 player, iPod, walkman, etc) que possam perturbar o bom andamento das aulas;
4 - Abrir e/ou remover qualquer tipo de equipamento dos Laboratórios;
5 - Sentar-se sobre as bancadas, bem como colocar os pés sobre as mesmas ou sobre as cadeiras;
6 - Utilizar-se de qualquer meio para apoderar-se das senhas de outros usuários;
7 - Alterar a disposição dos equipamentos ou removê-los; e colocar as mãos nas telas dos monitores;
8 - Colocar material ou malas sobre as mesas de computadores e/ou sobre os equipamentos;
9 - Navegar em sites com conteúdo erótico e/ou pornográficos, hacker, redes sociais, proxys, bate-papo (Chat), ICQ, MSN, blog´s em geral, comunidades virtuais (todas), jogos, charges, piadas/humor, novelas, esporte, tv,música, música on-line, mensagens, cartões e fazer download de qualquer tipo de software;
10 - Resetar as máquinas;
11 - Instalar qualquer programa nos computadores, utilizar os computadores para fins pessoais ou qualquer outro tipo de atividade incompatível com as tarefas acadêmicas;
12 - Desenvolver, manter, utilizar ou divulgar dispositivos que possam causar danos aos sistemas e às informações armazenadas, tais como criação e/ou propagação de vírus, criação e utilização de sistemas de criptografia que causem a indisponibilidade dos serviços e/ou destruição de dados;
13 - Utilizar os serviços e recursos para fins comerciais ou políticos, tais como mala direta ou propaganda política;
14 - Utilizar os serviços e recursos para ganho pessoal;
15 - Utilizar os serviços e recursos para intimidar, assediar, difamar ou aborrecer qualquer pessoa;
16 - Usar os computadores para a prática de qualquer ato ilícito com penalidade prevista em lei;
17 - Deixar arquivos pessoais gravados nos discos dos computadores. Os mesmos serão apagados automaticamente a cada logout/logoff;
18 - Entrar na Sala de Controle (TIC) onde se encontram os servidores (Internet e Rede);
19 - Desenvolver qualquer outra atividade que desobedeça às normas apresentadas acima.
DEVERES DOS DOCENTES
1 - Caberá ao Professor fazer cumprir as normas descritas neste documento e zelar pela correta utilização dos equipamentos durante o período no qual estiver utilizando os Laboratórios;
2 - Caso seja identificado algum problema técnico e/ou de configuração, comunicar imediatamente ao T.I.C.
3 - Ao término de suas atividades, o professor deverá verificar a organização geral do Laboratório, apagar o quadro branco, e certificar se todos os alunos desligaram os equipamentos;
4 - Nunca se ausentar do Laboratório durante o período de suas aulas nem sair do Laboratório antes de todos os alunos;
5 – No termino das suas aulas, comunicar ao técnico do laboratório para que o mesmo possa trancar o laboratório.
5 - A solicitação de instalação de softwares deverá ser feita com no mínimo 5 dias de antecedência;
EQUIPE DE INFORMÁTICA
1 - Manutenção, testes e instalação de qualquer software são de responsabilidade da Equipe de Informática T.I.C.;
2 - Equipe de Informática não se responsabiliza pela segurança de dados, cópia, conteúdos de alunos e/ou professores ou objetos esquecidos nas dependências dos Laboratórios;
3 - Digitação, preparação e impressão de materiais para alunos não são atribuições da Equipe de Informática;
4 - A Equipe de Informática poderá a qualquer momento pedir para um aluno fechar um “site”, se a mesma julgá-lo impróprio ou comprovar que estão sendo ignoradas as normas pré-estabelecidas, podendo até pedir/solicitar que o mesmo se retire do laboratório;
5 - A Equipe de Informática dará suporte a professores e alunos na execução das atividades, quando solicitado;
PUNIÇÕES DISCIPLINARES
Atitudes consideradas agressivas, grosseiras ou inadequadas, bem como, danos físicos aos equipamentos e ou danos lógicos aos softwares instalados, serão motivos de advertência e até mesmo, da suspensão do usuário no caso de reincidência, que será comunicada pela equipe dos Laboratórios à Direção, dependendo da gravidade da ação.
Quando constatado equipamento com problemas por maus tratos, uso incorreto ou atos de violência, provocados deliberadamente por um ou mais usuários, este(s) será(ão) responsabilizado(s) e será(ão) obrigado(s) a ressarcir a Instituição pelas respectivas despesas de manutenção dos equipamentos e materiais danificados.
O não-cumprimento das regras estabelecidas implica ao usuário infrator, penalidades que se diferenciam pela gravidade da ação, reincidência, dolo ou culpa podendo ir de uma simples repreensão oral, proibição da utilização do Laboratório até a suspensão das atividades escolares.
1 - A repreensão oral é feita pelo responsável pelo Laboratório (funcionário ou professor) e, em caso de reincidência, pelo Coordenador do Curso ou Coordenador do Laboratório;
2 - A repreensão, por escrito, é decidida pela Direção Acadêmica, ouvido o responsável pelo laboratório (funcionário, professor ou coordenador).
3 - A suspensão de utilização compete ao Diretor, ouvido o Coordenador do Curso ou Coordenador do Laboratório;
4 - No que couber, são aplicadas as penalidades previstas no Regimento Escolar Interno da Instituição.
5 - A Equipe de Informática não concederá exceções nas penalidades.
Colabore para o bom funcionamento dos laboratórios, observando as NORMAS DE UTILIZAÇÃO aqui definidas.
Sugestões e reclamações
([email protected])
EQUIPE T.I.C. ITPAC PORTO.