21/12/2015
Compartilhe
A aluna Annalu Foganholo, do convênio internacional com a IES Ciências sem Fronteiras, participou de uma pesquisa no Beckman Laser Institute, um laboratório associado com a Universidade da Califórnia, localizado na cidade de Irvine. O Beckman Laser Institute é um dos principais centros mundiais de cirurgia biomédica a laser e fotomedicina. O laboratório desenvolveu equipamentos e técnicas modernas com a utilização de laser para o tratamento de varias doenças de pele, como por exemplo, a "Mancha em Vinho do Porto". Além disso, as técnicas desenvolvidas podem ser utilizadas em outras áreas da medicina, como por exemplo, cirurgia plástica, oncologia, ginecologia e radiologia.
A partir do experimento "Rat Burn" pode conhecer a tecnologia "Spatial Frequency Domain Imaging" (SFDI), que é uma técnica de imagem sem contato, desenvolvida neste laboratório que utiliza uma iluminação estruturada acoplada com um modelo de propagação de luz para quantificar as concentrações de cromóforos no tecido vivo. O experimento Rat Burn realiza queimaduras de diferentes profundidades em ratos, que posteriormente serão avaliadas durante 28 dias através do SFDI. O objetivo deste experimento é diferenciar os tipos de queimadura de espessura parcial superficial e espessura parcial profunda e analisar como o sistema SFDI pode ajudar nesta diferenciação, levando em conta a grande dificuldade em diagnosticar estes tipos de queimadura clinicamente.
Outro experimento foi realizado em coelhos para se testar um antídoto contra o envenenamento acidental por cianeto. Esta droga funciona como um captador de alta afinidade de ligação e é uma opção para o tratamento em casos de envenenamento.
Estar em contato com um laboratório renomado como este e participar de pesquisas com tecnologias moderna trás muitos conhecimentos novos e contato com tratamentos que podem ser utilizados no futuro.