13/12/2019
Compartilhe
A Associação Brasileira de Energia Nuclear - ABEN promoveu a IX Conferência Internacional do Atlântico Nuclear - INAC 2019 (International Nuclear Atlantic Conference), realizada no Mendes Convention Center em Santos, São Paulo, entre os dias 21 a 25 de outubro. A INAC é realizada a cada dois anos e figura como o maior e mais importante evento do setor nuclear da América Latina, congregando mais de mil inscrições e três mil participantes, diversas empresas e universidades de todo o País. O tema do evento, "Novos horizontes nucleares: alimentando nosso futuro" (Nuclear New Horizons: Fueling our Future), discutiu o papel essencial da ciência e tecnologia nuclear em todas as suas aplicações para o benefício e desenvolvimento da sociedade. Explorando a energia nuclear como fonte que gera demanda industrial, emprego, desenvolvimento social e econômico e contribui para as metas ambientais nos países e regiões em que atua.
A Conferência compreendeu três reuniões técnicas independentes, mas complementares: a XXI Reunião sobre Física de Reatores Nucleares e Hidráulica Térmica (XXI ENFIR), a XIV Reunião sobre Aplicações Nucleares (XIV ENAN) e a VI Reunião sobre Indústria Nuclear (VI ENIN). Nesta edição do INAC, também aconteceu o I Workshop Internacional sobre Tório (ITHOR-WS), que discutiu o status atual do tório no mundo.
Em conjunto aos encontros técnicos, aconteceu também a VIII edição das Sessões Técnicas de Pós-Graduação Júnior organizada para estudantes de graduação de várias faculdades e universidades, visando compartilhar com os participantes os resultados relevantes alcançados em seus trabalhos de pesquisa sob a supervisão de pesquisadores nucleares de instituições brasileiras. Dentro desse contexto, por meio da parceria ITPAC/Porto-IPEN/USP de educação continuada, o acadêmico do 8º período do curso de Medicina da ITPAC Porto Nacional e bolsista de Iniciação Científica pelo CAPES-IPEN/USP, Emerson Leão, sob orientação da Doutora Gaianê Sabundjian apresentou o trabalho intitulado “PÓS-PROCESSADOR MATEMÁTICO PARA O SOFTWARE DE TESTE DE ASSOCIAÇÃO IMPLICITA – FREEIAT”.
O trabalho que resultou no desenvolvimento de um software que automaticamente recebe os dados provenientes do Teste de Associação Implícita (FreeIAT) e os transforma em gráficos que com apenas alguns cliques possibilita a mensuração instantânea da relação de um público alvo com um objetos de estudo, proporcionando analisar com agilidade preconceitos na mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a área médica, recebeu diversos elogios e reforça o papel ativo da pesquisa na construção de profissionais da mais alta excelência dentro da IES.
O acadêmico descreveu a experiência como: “Estar num evento da magnitude e importância da INAC 2019 representando a IES no que tem de mais atual em relação as aplicações da energia nuclear dentro da Medicina, nacional e internacionalmente foi uma experiência extraordinária. Além disso, estar em contato íntimo com os atores da área, que incluem as maiores empresas do ramo no mundo e diversas autoridades militares, governamentais e científicas expandem os horizontes da formação e me permitiram ambicionar realizações ainda maiores. Agradeço imensamente a oportunidade e o apoio da IES nesse conquista”.
Diversos outros trabalhos provenientes dos processos de pós-graduação strictu-senso desenvolvidos por docentes da IES também foram apresentados como “NEUROSCIENCE TECHNIQUE APPLIED TO THE MEDICAL DIAGNOSTIC SUPPORT SYSTEM” de autoria da Doutoranda Larissa Jácome Barros Silvestre, também orientanda da Doutora Gaianê Sabundjian; “TOXICITY STUDY USING RAT (WISTAR) MODEL OF A HYDROGEL DRESSING WITH SILVER NANOPARTICLES CROSSLINKED AND STERILIZED BY GAMMA RADIATION” de autoria de Grazielly de Souza; e “EFFECTIVINESS OF THE HYDROGEL DRESSING CROSSLINKED AND STERELIZED BY GAMMA RADIATION” de autoria de Karine Gemelli.
Att, Emerson Leão.