Integrando a II Semana Nacional da Luta pelo Direito à Moradia, organizada pela DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, a UFT – Universidade Federal do Tocant
7/4/2017
Compartilhe
Integrando a II Semana Nacional da Luta pelo Direito à Moradia, organizada pela DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, a UFT – Universidade Federal do Tocantins, que é parceira do evento, realizou visita técnica no Setor Lago Norte, em Palmas, nesta quinta-feira, 6. De acordo com a Associação dos Moradores, são aproximadamente 600 famílias na região.
Organizada pelos Laboratórios de Arquitetura e Direito, a visita técnica reuniu cerca de 40 acadêmicos, e, além da UFT, participaram também estudantes do ITPAC PORTO - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos de Porto Nacional. A atividade foi acompanhada pelos professores João Bazolli, da UFT, e Ana Carla de Lira, do ITPAC PORTO.
Em atendimento coletivo realizado pela DPE-TO na segunda-feira, 3, os moradores relataram problemas que já são frequentes na região, tais como a falta de pavimentação urbana e patrolamento, algumas famílias não têm energia elétrica e água encanada em casa, e dependem de um transporte precário, entre outros.
De acordo com o professor João Bazolli, essa é a segunda visita técnica que realizam no Setor. Na primeira, foram identificadas as necessidades básicas dos moradores, como moradia, água e energia elétrica, entre outras. “Nesse segundo momento queremos identificar outras necessidades, como as de lazer, meio ambiente”, explicou o professor, ressaltando ainda que, após a coleta de dados, o próximo passo é sistematizar as informações no Laboratório, retornar ao Setor e apresentar os resultados. “Mostrando também que a urbanização depende de outros espaços públicos, como os de lazer, que são essenciais para efetivação do direito à moradia”.
Os acadêmicos foram divididos em grupos, e munidos das informações iniciais, passaram a conversar com os moradores sobre onde eles queriam que houvesse um espaço público de lazer, teatro, praça, por exemplo.
“Para tentar conscientizá-los que além das coisas urgentes, o lazer, o meio ambiente também são importantes. Qual é o Lago Norte dos sonhos deles”, destacou o estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT Haroldo Dias Pereira, 24 anos.
Semana
As atividades da II Semana Nacional de Luta pelo Direito à Moradia seguem até amanhã, 7 de abril, em Palmas, com a realização de uma audiência pública pela manhã e um cine debate no período da tarde. Faça sua inscrição pelo link http://evento.defensoria.to.gov.br/ii-semana-nacional-da-luta-pelo-direito-a-moradia/inscricao/
A Semana é organizada pelos Núcleos Especializados de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), Defensoria Pública Agrária (DPAGRA) e de Ações Coletivas (NAC), com apoio do Cejur – Centro de Estudos Jurídicos e da Universidade Federal do Tocantins.
Fonte:Defensoria/TO