confira abaixo
3/10/2023
Compartilhe
A Secretaria Geral do ITPAC PORTO informa que o prazo para finalização do aditamento 2023/1 NOVO FIES é dia 30 de novembro de 2023. Comunicamos também que se o prazo finalizar e o estudante não conseguir aditar, o acadêmico terá que realizar a suspensão do seu FIES junto à Caixa Econômica Federal, para que não perca o benefício para o semestre de 2023/2. Portanto, solicitamos para seguir com os procedimentos, e que realize o mais rápido possível, pois o sistema da Caixa possui muitas inconsistências.
COMO FAZER O ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO 2023/1
Antes de confirmar o aluno irá verificar se os dados cadastrais e semestralidade estão corretos, se tiver apenas confirma. Se não, deverá comunicar a Secretaria Geral o motivo para que ela possa o orientar da melhor forma possível.
Após a confirmação o aluno deve comparecer a Coordenação do FIES para assinar o Aditamento de Renovação, apresentando o RG ou CNH, original ou cópia autenticada, ou através de Procuração Pública - o modelo está no site do ITPAC, a qual deve ser referência para ser formalizada no Cartório. Assim, o aluno receberá a guia do Estudante com a assinatura do Coordenador do FIES, seguindo as orientações de cada tipo de Aditamento.
TIPOS DE ADITAMENTOS
1ª RENOVAÇÃO SIMPLIFICADO - O aluno não precisa comparecer ao Agente Financeiro, só no ITPAC PORTO;
2ª RENOVAÇÃO NÃO-SIMPLIFICADO - O aluno precisa comparecer ao ITPAC PORTO e depois ao Agente Financeiro – Caixa ou Banco do Brasil, que escolheu ao contratar o FIES – e retornará ao ITPAC PORTO com a cópia do Contrato do Banco no prazo previsto no cronograma acima;
3ª SUSPENSÃO - Para matrículas trancadas e para alunos com problemas de Fiador;
5º ENCERRAMENTO - Para alunos que concluíram em 2023/1
6ª TRANSFERÊNCIA – O Novo FIES não está lançado Portaria Normativa que legalize este procedimento
PRIORIDADES PARA CONCLUSÃO DO ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO DO FIES – 2023/2
1º Estar com todos os débitos quitados na Caixa Econômica Federal, sendo eles as mensalidades. Caso não esteja adimplente, são 5 dias úteis para baixar o boleto e a Caixa liberar o sistema para validação do aditamento.
2º Verificar se não tem restrição no nome do (a) Fiador (a), se tiver de providenciar a correção ou a troca de Fiador (a) antes de confirmar o Aditamento 2023/2;
OBS: Comunicamos que a CPSA avalia os rendimentos dos acadêmicos todos os semestres, a partir do momento que o aluno possui rendimento insuficiente a CPSA analisa a possibilidade da continuidade da bolsa. Porém, após dois semestres com rendimento abaixo de 75% a CPSA a realiza o cancelamento do benefício. Portanto, solicitamos que os alunos verifiquem o aditamento a informação de rendimento.