Notícias
ITPAC Porto

ATENÇÃO – A FEBRE AMARELA PODE ESTAR MAIS PERTO DO QUE IMAGINA

Compartilhe

A SEMUS – Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional veio a FAPAC/ITPAC PORTO comunicar que, foi encontrado no setor Jardim dos Ypês, no município de Porto Nacional, um macaco morto onde a causa foi constatada como a Febre Amarela Anatomopatológico.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

Como prevenir

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos.

A SEMUS - Vigilância Ambiental realizará manhã, dia 05 de abril, mutirão contra a febre amarela, às 8h00min em frente a UFT. Convidamos toda a população a participar desta ação.

“Juntos somos mais fortes que o mosquito”.