Em um tempo onde a tecnologia supera todas as formas de comunicação, um grupo de alunos de Medicina do ITPAC escreve uma carta para um professor.
1/12/2017
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Em um tempo onde a tecnologia supera todas as formas de comunicação, um grupo de alunos de Medicina do ITPAC escreve uma carta para um professor e retratam um relacionamento de respeito que ainda permanece íntegro em nossa instituição. Interessante notar na carta valores fundamentais para a formação de um médico, como a amizade, o senso de equipe e a ética, o texto ainda faz reflexões necessárias sobre uma antiga e sempre nova dicotomia - Ensinar x Aprender. Este tipo de deferência aos mestres vem se tornando um belo hábito entre os alunos do ITPAC Porto, seja em formaturas, em encontros científicos ou em sala de aula como foi o caso da carta que aqui trazemos. Leia na íntegra.
"Carta a um mestre a ser seguido
Hoje, encaramos um desafio que foi posto em nosso caminho. O desafio de fechar a trilogia Célio Pedreira (Semiologia - Saúde na Comunidade - Gastroenterologia).
Terminar um ciclo nunca é fácil, mas se tratando do Professor Célio a despedida se torna uma tarefa quase impossível. Então para evitarmos lágrimas vamos nomear isso de um “ATÉ LOGO”. Outra tarefa dificílima é descrever esse ser iluminado que cruzou nosso caminho.
Poderíamos descrevê-lo de vários ângulos que seriam definições magníficas, porém superficiais.
Poderíamos compará-lo a uma pedra preciosa. Único e exclusivo. Nobre e de fácil apreciação. Forte e resistente. Valiosíssimo. Brilhante. Porém isso ainda diz muito pouco.
A tristeza de não trocarmos mais extensas informações é totalmente anulada pela honra de termos tido a oportunidade de conhecê-lo. A palavra que melhor define o nosso sentimento hoje é GRATIDÃO.
Obrigada por ter nos ensinado a sermos os melhores futuros profissionais, pessoas melhores, amigos e médicos. Obrigada não só por ter nos ajudado a trilhar nosso caminho, mas também por ter nos dado motivos para seguir esse caminho. E acima de tudo, obrigada por ter acreditado em nós, muitas das vezes acreditado muito mais que nós mesmos.
Um mentor em forma de professor. A competência em forma de profissional. A excelência em forma de aprendizagem. O ideal em forma de pessoa. O amor em forma de ser. Tantas qualidades. Tantos significados que não existem palavras equivalentes para descrevê-lo.
Queremos que o Sr. saiba que cada anamnese, cada exame físico do abdome, cada erro que nos corrigiu, cada significado que nos ensinou, cada teoria e prática que nos mostrou só contribui para a nossa evolução como pessoa e profissional.
O carinho que adquirimos por esses diversos períodos é ABSTRATO. Não pode se ver nem se medir. Ninguém sabe. Mas o que a Sr. fez por nós é CONCRETO. Todo mundo vê, todo mundo sabe. E todo mundo agradece.
Célio Pedreira não apenas nos ensinou, mas nos deu uma razão para aprender. Não é aquele que nos dá a resposta, mas sim o que faz nós buscarmos as nossas respostas. É aquele que ri, chora, grita, defende, briga, ama e que não tem preguiça de ensinar e nem medo de aprender. VOCÊ nos observou e compreendeu. Aquele que acredita e ama o que faz.
O senhor é o nosso EXEMPLO. E agradecemos a Deus por isso. Ainda não foram inventadas palavras suficientes para expressar a sua imensa importância em nossas vidas.
Esperamos que continue sendo essa pessoa cativante, alegre e extraordinária que nos conquistou. Que o seu conhecimento sirva de muita aprendizagem para os próximos alunos, pois para nós foi um privilégio.
Um grande abraço da turma Prática de Gastroenterologia 2-A de Medicina 2017/2.
Gabriela Wodzik, Brunno Fonseca, Beatriz César, Camila Cruz, Cindhy Mayara, Iole Freire, Jalys Fraga e João Carlos Martins.
Porto Nacional, 29 de novembro de 2017."