Notícias
Enfermagem

CURSO DE ENFERMAGEM APRESENTA PROJETOS DE PESQUISA NA COMUNIDADE PORTUENSE

Compartilhe

A FAPAC/ ITPAC Porto por meio da coordenação de enfermagem juntamente com os acadêmicos do 8º período, preceptoria de estágio e as professoras de campo realizaram no dia 12/11/2014 a divulgação dos resultados das pesquisas baseadas em vivências práticas do estágio supervisionado na atenção primária, na UBS do Vila Nova II, foi convidado o publico pesquisado/comunidade da área de abrangência, funcionários da UBS e comunidade em geral para assistir os resultados. Os enfoques das apresentações foram: “O CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DO SETOR VILA NOVA II NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL-TO SOBRE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA? e PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E CÂNCER DE PRÓSTATA NA UBS DO VILA NOVA II”. Os resultados demonstraram que existe uma necessidade de se fortalecer as estratégias de prevenção e educação em saúde dos conceitos de saúde e doença, como forma de inserção dos usuários na política de prevenção de doenças. As apresentações foram impactantes e a participação da comunidade durante os questionamentos fortaleceu e inovou esse novo formato de apresentação de pôsteres do curso de enfermagem.

 E no dia 26/11/2014 foi realizado com parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) a divulgação da Campanha Mundial de Luta contra a AIDS que se comemora no dia 1º de dezembro. Na oportunidade dessa divulgação a preceptoria da atenção primária aproveitando a oportunidade para inserir os acadêmicos nessa atividade de promoção à saúde e prevenção de doenças, onde os mesmos convidaram a comunidade em geral e especialmente os idosos do Brigadeiro Eduardo Gomes no Centro das Crianças Drª Eloíza Lotufo Mansano para assistirem os resultados do relato de experiência apresentados em pôster para a população pesquisada. A pesquisa intitulada “PATOLOGIA DE MAIOR PREVALÊNCIA ENTRE OS IDOSOS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO SETOR BRIGADEIRO EDUARDO GOMES DO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL – TOCANTINS”, que foi muito bem aceita pelos idosos, que fizeram muitos questionamentos acerca do tema e no final da apresentação realizou testes rápidos para HIV, Hepatite B e C e Sífilis, receberam resultados em menos de 30 minutos, o que fez com que os usuários ficassem satisfeitos com a ação e com as orientações recebidas sobre as medidas de prevenção da AIDS e outras doenças. 

 No período da tarde os acadêmicos deram continuidade da ação na UBS do setor Jardim Brasília, apresentando os resultados do pôster intitulado “A SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DA UNIDADE DE SAÚDE MÃE EUGÊNIA A RESPEITO DO ATENDIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO PRÁTICA DE ESTÁGIO CURRICULAR”?. A comunidade esteve presente na ação, assistiram a apresentação e também fizeram questionamentos e agradeceram a devolutiva dos acadêmicos. 

 A coordenação de enfermagem apoiou as ações em todos nos momentos, participou das apresentações e reforçou a importância de mantermos esse formato de defesa para os próximos semestres. Lembrando que: o envolvimento da comunidade só fortalece a ação e o vínculo com os futuros profissionais.

 UBS Vila Nova II  Álbum

 UBS Brigadeiro Eduardo Gomes  Álbum

 UBS Jardim Brasília  Álbum