confira no link abaixo
27/10/2022
Compartilhe
O Teste de Progresso foi, inicialmente, desenvolvido, no início dos anos 1970, na Universidade de Missouri-Kansas City School of Medicine e na Universidade de Limburg, na Holanda. Este teste tem por finalidade avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o curso e o próprio curso, permitindo uma análise da relação entre conteúdo e estrutura curricular da graduação e o desenvolvimento dos estudantes. Ao estudante, dá a oportunidade de verificar a evolução de seu desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso, servindo como avaliação formativa e identificando problemas potenciais. Desta forma, possibilita implementar ações para a melhoria contínua do estudante e do curso.
Outra utilidade do Teste de Progresso é servir como treinamento para os estudantes, com vistas aos processos seletivos dos quais participarão no decorrer de sua vida profissional, tais como os concursos e prova para a residência médica, por exemplo.
O Teste de Progresso tem sido utilizado pelas escolas que implantaram mudanças curriculares, com currículos baseados/orientados na comunidade, aprendizagem baseada em problemas e currículos orientados por competências, entre outros, além de alguns programas de pós-graduação ou disciplinas isoladas.
Acompanhar o seu desempenho acadêmico, sendo um bom indicador de autoavaliação durante a realização de seu curso.
Esse teste avalia os conhecimentos adquiridos durante a formação do estudante no curso, e as áreas avaliadas serão pontuadas de acordo com o período e as habilidades desenvolvidas naquela área em relação ao período que se está cursando.
As notas são calculadas de acordo com a média e desvio padrão do aproveitamento de cada turma. Uma turma na MEDICINA é composta por todos os alunos de um mesmo período em todas as unidades do Grupo Afya, de acordo com a regra de pontuação.
Para ODONTOLOGIA uma turma são todos os alunos de uma mesma unidade, mesmo período e mesmo turno.
Caso o aluno obtenha aproveitamento superior à média da turma, obterá nota máxima, ou seja, 10 pontos. Para cada desvio padrão abaixo da média da Turma (conforme conceito acima) são subtraídos 2 pontos da nota máxima podendo o aluno chegar ao mínimo de 0 ponto caso ele obtenha aproveitamento inferior à média menos 4 vezes o desvio padrão da sua turma.
Exemplo:
💡 LEMBRE-SE: Em 2022 o Teste de Progresso Institucional será PRESENCIAL!
Dia 27/10/2022 - Medicina:
Vespertino: 14h às 18h15
No dia da prova: