Notícias
Arquitetura e Urbanismo

Estudantes de Arquitetura colaboram com movimento de luta por moradia em Palmas

Compartilhe

No dia 18/11 o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) realizou a entrega de projetos arquitetônicos de unidades habitacionais de interesse social direcionadas ao reassentamento de famílias da Associação Comunitária Casa Vida, na Quadra T32, Jardim Taquari, Palmas. Os projetos são fruto de experiências piloto na prestação de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, em fase de implantação no EMAU.

Na ocasião, a comunidade promoveu um evento reunindo todos os moradores e formalizando o recebimento dos projetos, elaborados pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo Ítalo Lira, Lanúbia César, Millena Paiva e Tiago Nilo, sob a coordenação da professora Ana Carla de Lira. Também participaram do evento os estudantes Cássia Queren e Claudio Filho, integrantes do EMAU. Foram entregues, ainda, alimentos, roupas e brinquedos recolhidos em uma campanha de arrecadação realizada junto aos estudantes e professores da instituição.

As famílias beneficiárias foram despejadas de uma ocupação anterior na Quadra T23, também no Jardim Taquari e, desde então, protagonizam fortes episódios na luta pela moradia na região sul da cidade. Os projetos desenvolvidos servirão como instrumento para a negociação com o estado no sentido do reassentamento em nova área, contribuindo assim, de maneira efetiva, para fortalecer a luta dos movimentos sociais pelo direito à cidade.