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ESTUDO DO SOLO: EXPERIMENTOS COM APRESENTAÇÕES DE BANNERS

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No dia 8 de novembro, os cursos de Agronomia e Agronegócio foram abrilhantados por uma aula dinâmica e inovadora na disciplina de Gênese, Morfologia e Classificação do Solo, ministrada pelo professor Guilherme. O evento consistiu na apresentação de 17 banners, cada um abordando diferentes temas relacionados ao solo, como: formação do solo; cargas do solo; potencial hidrogeniônico do solo; magnetismo no solo; efeito da compactação do solo no desenvolvimento das plantas; adubação mineral e orgânica; importância da matéria orgânica; características morfológicas do solo entre outros mais.

A metodologia adotada envolveu o uso de experimentos práticos, transformando os acadêmicos do segundo período em protagonistas de seu próprio aprendizado. Cada grupo foi desafiado a desenvolver estudos e experimentos para suas apresentações finais. Os banners foram avaliados pelo professor da disciplina e pelo coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico de Experiência Docente (NAPED), Marcel Augusto, considerando os seguintes critérios: qualidade do banner, apresentação, experimento realizado, além da desenvoltura na postura, gestos e oratória e conhecimento do assunto. Os dois melhores trabalhos foram premiados.

O professor Guilherme destacou a percepção positiva da metodologia aplicada, ressaltando que os acadêmicos tiveram a oportunidade de aprimorar suas técnicas de apresentação oral e de trabalho científico. Ele enfatizou a importância desse preparo como um estímulo ao interesse pela pesquisa. Destacou que atividades como essa também agregam na desenvoltura dos acadêmicos em um futuro contato com produtores rurais e profissionais do meio.

O coordenador do NAPED expressou seus parabéns ao professor pela iniciativa, sublinhando que o modelo de ensino adotado, fundamentado em experimentação e na busca ativa pelo conhecimento, confere aos estudantes um papel central no processo educacional. Além disso, ressaltou que, ao apresentarem suas pesquisas, os acadêmicos fortalecem a retenção do conhecimento, aderindo aos princípios da pirâmide de William Glasser.

Em fechamento, a acadêmica Daniella Tavares, responsável por uma das apresentações, teve a oportunidade de compartilhar sua experiência e contribuir para o enriquecimento do aprendizado coletivo, onde reforça que a metodologia utilizada a fez entender o funcionamento do solo de forma diferenciada, essencial para formação profissional dos agrônomos e tecnólogos e aperfeiçoando também sua oralidade.