Foi realizado nos dias 30 e 31 de março de 2017 o III Fórum 2017- STHEM Brasil sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa na Unicesumar de Maringá, no Paraná. Diretor
4/4/2017
Compartilhe
Foi realizado nos dias 30 e 31 de março de 2017 o III Fórum 2017- STHEM Brasil sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa na Unicesumar de Maringá, no Paraná. Diretores e professores das IES do Grupo NRE (ITPAC, ITPACPORTO, UNIVAÇO, IPTAN E IESVAP) participaram do encontro, inclusive com apresentação de trabalhos.
O Fórum é um evento oficial do Consórcio STHEM Brasil e reuniu professores de instituições de ensino superior de todo o Brasil.
Somente 45 IES, das mais de 2000 mil IES do Brasil fazem parte deste Consórcio, entre elas as do grupo Educacional NRE.
A iniciativa trabalha com educação superior na América Latina e Caribe para desenhar programas personalizados focados em fortalecimento e capacidade institucionais para melhorar o ensino e a aprendizagem.
Em Maringá, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências vivenciadas na aplicação da inovação acadêmica e da aprendizagem ativa em sala de aula.
“A inovação acadêmica torna os alunos mais proativos. Ele se sente envolvido, de fato, com a própria formação. O que vivencia dentro de uma instituição em que a inovação se faz presente, o transforma para a sociedade lá fora”, revela a Professora Fátima Medeiros, da Comissão do Consórcio STHEM Brasil.
A programação contou com palestra ministrada pela professora Liz Reisberg da Boston College; plenária “Formação do Professor”, com as educadoras Rita Carolino e Priscila Simões; O P2P na Formação do Professor”, com a Drª Carmen Silva e Maria Iolanda Fontana; e “”Repensar a avaliação do professor através do uso do PBL: Professor como centro do ‘seu próprio’ processo de aprendizagem”, ministrada pela Drª Maria Cristina Tommaso.
Durante a programação foi realizada uma Mostra de Experiências de Aplicação de Metodologias Ativas pelas IES consorciadas, com os banners aprovados pela organização do evento.
O segundo dia foi repleto de apresentações de professores de todas as instituições sobre as metodologias ativas.
A grande novidade é que em 2019 o encontro será realizado em Palmas/TO sob a coordenação do Grupo Educacional NRE.
Nesta edição, pelo grupo NRE participaram: O Diretor-Geral do Grupo Educacional NRE Dr. Nicolau Esteves Carvalho, o Diretor Educacional do Grupo e professor Daniel Riani Gotardelo, os professores Rosângela de Oliveira Siede e Alexandre Modesto Braune do ITPAC Araguaína-TO, a professora Vanessa Meneses de Brito do IESVAP Parnaíba-PI, a Coordenadora e professora Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima do IMES/Univaço-MG, a professora Carina Scolari Gosch, da FAPAC/PORTO-TO, a Diretora Acadêmica e professora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, e o professor Jáder José de Carvalho, do IPTAN-MG.
Apresentação de trabalhos
Na ocasião, pela unidade do IPTAN foram apresentados os trabalhos “O uso do método Estudo de Caso em trabalhos interdisciplinares: ferramenta para formação do professor e motivação dos alunos”,
dos autores: Luciana Sousa Lima, Aurélio José Parreira e Maria Tereza Gomes de Almeida Lima; Sala de aula invertida, seminário, Kahoot, puzzle, mapa mental, TPS (Think Pair Share) - diferentes estratégias metodológicas para o estudo da textualidade”, realizado pela professora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima; e “Sala de aula invertida: trabalhando a perspectiva de leitura interacionista no curso de Direito”, das autoras: Natália Elvira Sperandio e Maria Tereza Gomes de Almeida Lima.
Pelo IMES/UNIVAÇO foi apresentado o trabalho “A metodologia TBL como estratégia instrucional na apresentação do Guia Acadêmico no Programa de Recepção e Integração de Ingressos do curso de Medicina”, das autoras: Flávia Albuquerque Magalhães, Jaqueline Melo Soares e Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima; “A introdução das Metodologias Ativas como ferramenta de ensino-aprendizagem de uma disciplina básica do curso médico de uma Instituição de Ensino Superior – IES”, de autoria das professoras: Jaqueline Melo Soares e Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima.
Pelo IESVAP foram apresentados os trabalhos “Desenvolvimento de um jogo em métodos de estudo e pesquisa: uma estratégia pedagógica lúdica e motivadora na graduação médica”, dos autores: Any Carolina Cardoso Guimarães Vasconcelos, Daniel Fernando Pereira Vasconcelos e Vanessa Meneses de Brito; “Desenvolvimento de uma dinâmica de aprendizagem ativa para o ensino de Genética e Embriologia”, de autoria de: Vanessa Meneses de Brito Campelo e Yuri Dias Macedo Campelo, que também apresentaram o trabalho: “Percepção de aprendizagem e de satisfação discente após aplicação do Team Based-Learning no curso de Medicina, no módulo de Agressão e Defesa I: Imunologia Básica e Médica no Instituto IESVAP/FAHESP”.
Pela FAHESA/ITPAC foram apresentados os trabalhos: “Sala de aula Invertida como estratégia metodológica para o ensino de leitura, interpretação e produção de textos”, dos autores: Bruno Gomes Pereira, Elcia Tavares dos Santos, Francisco Neto Pereira Pinto, Regina Sousa Maia, e Rosângela de Oliveira Siede; “Avaliação Diagnóstica a partir de Mapa Mental”, dos professores: Cristina Zanettini Ribeiro e Rosângela de Oliveira Siede.
Pela FAPAC/ITPAC foram apresentados os trabalhos: “Bingo no aprendizado efetivo”, “Nosso mundo microbiano” “Micro Atividades para o Conhecimento” e “Game-over na falta de atenção”, todos de autoria dos professores: Carina Scolari Gosch, João Ayres do Couto Neto, Iran Roger Alkimin de Oliveira Júnior, Ray Almeida da Silva Rocha, Priscila Lopes Neri e Alexandre Modesto Braune; “O Júri Simulado como ferramenta metodológica para ensinar e aprender Medicina – um relato de experiência no Tocantins”, dos professores: Cristiano da Silva Granadier, Andriele Gasparetto, Danilo Garcia Ruiz, Raquel da Silva Aires e Alexandre Modesto Braune.
O evento contou ainda com plenárias, que discutiram o tema: “Compartilhando estudos e experiências em metodologias ativas de aprendizagem – capacitação continuada docente IPTAN”, abordado pela professora Maria Tereza Gomes de Almeida Lima; e “A comunicação empresarial simulada por meio de princípios da sala de aula invertida nos cursos de Ciências Contábeis e Administração”, abordado pelos professores: Denny José Almeida Costa e Maria Tereza Gomes de Almeida Lima.
A sessão temática: “Aplicação da Metodologia Sala de Aula Invertida na Disciplina Física I” ficou por conta dos professores Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, Jáder José de Carvalho e Lívia Naiara de Andrade.