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28/9/2023
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No dia 25 de setembro, um evento inovador marcou a disciplina de Zootecnia II no curso de Agronomia/Agronegócio do ITPAC Porto: o II Big Agro. Essa experiência de gamificação foi concebida e conduzida com entusiasmo pela professora Me. Ketuly Ataídes, destinada aos alunos do 3º período e centrada na fascinante temática da suinocultura.
O Big Agro, em sua essência, visa transformar os estudantes em protagonistas do próprio aprendizado. Sob essa abordagem, eles assumem a responsabilidade pela criação, estruturação, estudo e aprimoramento de jogos, destinados ao compartilhamento com seus colegas de sala voltado a temática principal. O desafio é contínuo, e durante um período determinado, os alunos são instigados a desenvolver jogos de tabuleiro, de cartas, de perguntas e respostas, entre outros, com o valioso auxílio da professora. No momento culminante e em um dia previamente agendado, ocorre a socialização desses jogos em equipes, premiando a equipe vencedora (somatória da pontuação obtida em todos os jogos)
Nesta segunda edição do evento, os alunos propuseram 7 jogos estimulantes, como "Que Sou Eu I e II", "Palavras Cruzadas", "Jogo da Forca", "Jogo de Cartas", "Jogo da Memória" e o "Choose Color", sendo este último uma criação genuína da equipe.
A professora Ketuly destaca a importância do protagonismo, uma vez que, ao elaborar os jogos, os alunos precisam aprofundar-se no conteúdo, pois participarão ativamente dos demais jogos, o que representa uma revisão intensiva. Essa abordagem oferece uma riqueza de conhecimento que vai além do que seria obtido em uma aula tradicional, ao mesmo tempo, em que proporciona leveza e diversão, estimulando um maior engajamento dos alunos diante da competição.
O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPED) esteve presente na organização e condução do evento. O coordenador do setor ressalta que iniciativas como essa enriquecem a formação acadêmica, sobretudo quando os jogos são criados pelos próprios alunos. Observou-se um notável empenho e criatividade no desenvolvimento desses jogos, além do estudo e da consolidação do conteúdo, que ocorrem nos bastidores, desempenhando um papel fundamental no uso da gamificação.
O acadêmico Lucas Gomes enfatiza que o aprendizado nem sempre se dá de forma passiva, sentado em uma cadeira diante de um quadro. Ele destaca a importância de aulas dinâmicas e participativas, que foram efetivamente proporcionadas pelo Big Agro. Essa abordagem despertou uma nova forma de aprendizado, promovendo a colaboração e quebrando barreiras de medo e insegurança. A atividade dinâmica incentivou os alunos a unirem-se na troca de conhecimento e na elaboração de respostas, deixando todos profundamente gratos pela valiosa oportunidade proporcionada pela professora por meio dessa abordagem lúdica e envolvente.
Para o fechamento do Big Agro, as duas melhores equipes colocaram seus conhecimentos em prova na brincadeira da torta na cara, onde responderam perguntas elaboradas pela professora fechando todo o conteúdo estudado.