Notícias
ITPAC Porto

INTERDISCIPLINARIDADE E METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA

Compartilhe

Acadêmicos de enfermagem construíram modelos tridimensionais do coração humano para revisar os conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia cardiovascular. A proposta foi da disciplina de Enfermagem em Cardiologia, ministrada pela profº Karine Kummer Gemelli; e os alunos poderiam escolher o material a ser utilizado na confecção dos moldes. A idéia foi oferecer aos alunos uma maneira lúdica e interativa de revisar este sistema. E no dia 17/2 os alunos apresentaram suas “obras cardíacas” aos alunos de Enfermagem e Odontologia da disciplina de Fisiologia ministrada pela profª Maribel Fernandez Fernandez. Muita criatividade e ousadia foram apresentadas neste dia, pois os alunos criaram corações a partir de massa de biscui, massa de modelar, material de lanternagem, sementes, alginato, isopor e gesso.

Um bom conhecimento básico de anatomia e fisiologia é fundamental para que o acadêmico possa compreender as patologias cardiovasculares a fim de programar e aplicar o processo de enfermagem, e acrescenta-se a utilidade destes modelos para o exercício profissional dos enfermeiros nas atividades de educação em saúde.

 

Veja o álbum com completo.