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26/9/2022
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Ocorreu no dia 22 de setembro, Júri Simulado no 5º período do curso de Enfermagem, acompanhados pela Professora Msc. Grazielly Mendes, na qual trouxe como tema: Violência contra idoso – existem ou não ações que coíbem a violência contra o idoso em Porto Nacional. No ato a turma foi dividida em 2 grupos sendo um voltado para defender a temática, e o segundo o de acusação.
As discussões ocorreram de forma prazerosa e sem o contexto político, o que trouxe uma harmonia no ambiente. O grupo de defesa mostrou através de registros, fotos, vídeos e recortes, ações que são desenvolvidas pelo município no que diz respeito aos trabalhos contra a violência do idoso, assim como apresentaram os órgãos municipais e governamentais que tem o dever de atuação junto ao idoso, e as regras e leis como o Estatuto do Idoso.
O Grupo de acusação, trouxe para a discussão as eficácias das leis e ações desenvolvidas em prol ao idoso. Trouxeram relatos de vivências através de áudios que sem identificação mostraram que há lacunas e que os órgãos precisam de maior apoio para o cuidado do idoso.
O intuito da disciplina foi fazer com que os alunos pudessem compreender ainda mais o dia a dia da pessoa idosa que necessita de apoio e amparo perante dos diferentes tipos de violência como: financeiro, física, mental a até mesmo de abuso sexual.
Compondo o Júri, estavam presentes o Coordenador do NAPED – Marcel Augusto, o coordenador do NIT – Mateus Daude e a Enfermeira Daniele Ramos recém-formada e atuante nos cuidados dos idosos. Em sua fala, Marcel enfatiza que “esse tipo de atividade desenvolve o poder da oratória e o debate pelos alunos, além da busca mais aprofundada da realidade do idoso, uma vez que os mesmos estarão lidando com esse público em sua formação. Reforça também que o método ativo utilizado pela professora propicia um desenvolvimento intelectual mais assertivo e prazeroso, e isso leva muito em consideração no processo de ensino-aprendizagem”. Já a professora responsável informa que a “atividade teve como objetivo desenvolver a capacidade de argumentação, síntese e ordenação do pensamento crítico e reflexivo do aluno, além de estimular a competência sobre liderança, supervisão e tomada de decisão”.
Fechando os debates no Júri Simulado, a turma vencedora teria uma bonificação em sua nota, entretanto a verdadeira premiação foi o empenho de cada membro participante mediante o assunto tratado.