Notícias
Enfermagem

Júri simulado na Enfemagem

Compartilhe

Ocorreu no dia 22 de setembro, Júri Simulado no 5º período do curso de Enfermagem, acompanhados pela Professora Msc. Grazielly Mendes, na qual trouxe como tema: Violência contra idoso – existem ou não ações que coíbem a violência contra o idoso em Porto Nacional. No ato a turma foi dividida em 2 grupos sendo um voltado para defender a temática, e o segundo o de acusação.

As discussões ocorreram de forma prazerosa e sem o contexto político, o que trouxe uma harmonia no ambiente. O grupo de defesa mostrou através de registros, fotos, vídeos e recortes, ações que são desenvolvidas pelo município no que diz respeito aos trabalhos contra a violência do idoso, assim como apresentaram os órgãos municipais e governamentais que tem o dever de atuação junto ao idoso, e as regras e leis como o Estatuto do Idoso.

O Grupo de acusação, trouxe para a discussão as eficácias das leis e ações desenvolvidas em prol ao idoso. Trouxeram relatos de vivências através de áudios que sem identificação mostraram que há lacunas e que os órgãos precisam de maior apoio para o cuidado do idoso.

O intuito da disciplina foi fazer com que os alunos pudessem compreender ainda mais o dia a dia da pessoa idosa que necessita de apoio e amparo perante dos diferentes tipos de violência como: financeiro, física, mental a até mesmo de abuso sexual.

Compondo o Júri, estavam presentes o Coordenador do NAPED – Marcel Augusto, o coordenador do NIT – Mateus Daude e a Enfermeira Daniele Ramos recém-formada e atuante nos cuidados dos idosos. Em sua fala, Marcel enfatiza que “esse tipo de atividade desenvolve o poder da oratória e o debate pelos alunos, além da busca mais aprofundada da realidade do idoso, uma vez que os mesmos estarão lidando com esse público em sua formação. Reforça também que o método ativo utilizado pela professora propicia um desenvolvimento intelectual mais assertivo e prazeroso, e isso leva muito em consideração no processo de ensino-aprendizagem”. Já a professora responsável informa que a “atividade teve como objetivo desenvolver a capacidade de argumentação, síntese e ordenação do pensamento crítico e reflexivo do aluno, além de estimular a competência sobre liderança, supervisão e tomada de decisão”.

Fechando os debates no Júri Simulado, a turma vencedora teria uma bonificação em sua nota, entretanto a verdadeira premiação foi o empenho de cada membro participante mediante o assunto tratado.