No dia 1º de Junho de 2016 aconteceu no ITPAC/Porto, sob a coordenação da Profa. Nelzir Martins Costa, um evento voltado para a inclusão dos surdos. Foi realizado um enco
4/6/2016
Compartilhe
No dia 1º de Junho de 2016 aconteceu no ITPAC/Porto, sob a coordenação da Profa. Nelzir Martins Costa, um evento voltado para a inclusão dos surdos. Foi realizado um encontro com os alunos do 1º e do 7º Períodos de Medicina, com alunos surdos e ouvintes do Curso Letras Libras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional e funcionários surdos do ITPAC/Porto.
A programação contou com apresentações artísticas, palestra ministrada pelos alunos surdos da UFT, depoimento de acadêmicos ouvintes sobre o contato e experiências com a Libras, concluindo com um coffee break.
O propósito foi oportunizar aos acadêmicos do curso de Medicina uma aproximação dialógica com pessoas surdas, estimulando a busca e o aprofundamento do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, bem como promover uma reflexão sobre a humanização no atendimento médico aos diferentes, a necessidade de formar para a diversidade.
" O universalismo que queremos hoje é aquele que tenha como ponto em comum a dignidade humana. A partir daí, surgem muitas diferenças que devem ser respeitadas. Temos direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Sousa Santos)