Aos professores do ITPAC PORTO. Senhores professores, O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusiv
3/6/2014
Compartilhe
Aos professores do ITPAC PORTO.
Senhores professores,
O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto.
O desafio da FAPAC/ITPAC PORTO hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje penso que o importante é "dominar o desconhecimento", ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa.
É dentro desta perspectiva que a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.
Para desenvolver um projeto de pesquisa é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados, e tirar conclusões. Aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos.
Estamos iniciando um ciclo de oficinas para capacitação docente e o nosso primeiro encontro será no dia 13 de junho de 2014, das 09h00min às 11h00min horas no auditório, onde será abordado o tema: Submissão de projetos Científicos na Plataforma Brasil.
Todos os professores estão convidados e aguardamos a presença dos interessados.
Cordialmente,
Carllini Vicentini