Na semana de 08 a 16 de janeiro de 2016, o ITPAC Porto Nacional em parceria com a Faculdade de Medicina da FACIG de Manhuaçu/MG e o Programa Mais Médicos promoveu, atrave
16/1/2016
Compartilhe
Na semana de 08 a 16 de janeiro de 2016, o ITPAC Porto Nacional em parceria com a Faculdade de Medicina da FACIG de Manhuaçu/MG e o Programa Mais Médicos promoveu, atraves do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu e a COPPEX, várias atividades de extensão na Tribo Xerente, localizada em Tocantínea/TO.
O evento, após ser apresentado ao DSEI e ao Cacique responsável pela aldeia, foi conduzido para o recenhecimento das principais necessidades relacionadas aos aspectos sanitários da aldeia.
Cerca de 100 famílias foram visitadas, e em torno de 150 exames coprológicos foram realizados, cujos laudos foram entregues às famílias e aos médicos e enfermeiros que conduzem as atividades de promoção à saúde dos indios residentes.
Esta atividade de extensão compõe a programação prevista pela ementa de Disciplina de Saúde Indígena que estará inserida na Pós-Graduação Stricto Sensu em processo de implantação no ITPAC Porto Nacional. Os professores e alunos envolvidos no evento procuraram estabelecer o vinculo da responsabilidade social, permitindo que as famílias indígenas desenvolvessem confiança às propostas de intervenção iniciadas nesta primeira ação.
O Programa de Pós-Graduação do ITPAC Porto, gerenciado pela Drª Josefa M.N. Rocha contou com a participação dos professores Dr Antonio Neres Norberg, Dr Paulo Roberto Bianco Moreira Norberg, Dr Valdir Francisco Odorizzi e os acadêmicos do Curso de Medicina Guilherme Goulart de Oliveira e Rayza Karlla Sales Araújo.
Esta é apenas a primeira de muitas outras ações de saúde e cidadania que o ITPAC Porto Nacional planeja realizar junto às tribos indígenas do Estado do Tocantins.