15/9/2016
Compartilhe
Com o apoio das novas tecnologias uma nova didática vem sendo adotada de forma crescente em vários países, colocando-se como uma das tendências da educação: a sala de aula invertida (flipped classroom). Tal metodologia já vem sendo amplamente divulgada e colocada em prática em todas as IES do Grupo NRE. Muitas salas de aulas já foram adequadas para a implementação da metodologia e a resposta tem sido muito positiva por parte dos alunos e professores.
Para aprofundar ainda mais sobre o assunto, na manhã do dia 29 de agosto, representantes das Instituições do Grupo NRE participaram do Seminário “Sala de Aula Invertida - Uma Metodologia Ativa de Abordagem”.
O Seminário foi realizado no Auditório Bolsa do Rio, no Centro do Rio de Janeiro e ministrado pelo professor Aaron Sams e moderado pela professora Andrea Ramal, diretora do GEN Educação.
Na ocasião, houve uma conferência sobre o tema e logo após, foram iniciadas apresentações de casos de implementação da Metodologia Ativa, com espaço ainda para debates e esclarecimentos de eventuais dúvidas.
Participaram representantes de todas as Ies do Grupo NRE: o diretor-geral Dr. Nicolau de Carvalho Esteves, o diretor educacional e professor Daniel Riani Gotardelo e a coordenadora de ensino e professora Letícia Guimarães Carvalho de Souza Lima, da Univaço/MG, os professores Rosângela de Oliveira Siede e Alexandre Modesto Braune do ITPAC Araguaína/TO, a professora Raquel da Silva Aires do ITPAC Porto Nacional/TO, a professora Vanessa Meneses de Brito do IESVAP Parnaíba/PI, a diretora acadêmica Maria Tereza Gomes de Almeida Lima, o diretor-geral Ricardo Assunção Viegas, os professores Antônio Américo Campos Júnior, Denny José Almeida Costa, Flávia Magela Rezende Ferreira, Marcela Nolasco e Fabíola de Oliveira Alvarenga, do IPTAN.
Sobre a metodologia
Estudos revelam que a metodologia de Sala Invertida tem alcançado resultados positivos, com impacto nas taxas de aprendizagem e de aprovação, como também no interesse e na participação da turma.
A disseminação nos últimos anos partiu dos professores norte-americanos Jon Bergmann e Aaron Sams. A metodologia, até então, foi testada e aprovada por universidades classificadas entre as melhores do mundo, como Duke, Stanford e Harvard.
O professor Aaron Sams é educador desde 2000, recebeu o Presidential Award for Excellence for Math and Scicen Teaching, em 2009, e foi copresidente do Colorado Science Academic Standards. Tem bacharelado em Bioquímica e mestrado em Educação pela Biola University, nos Estados Unidos. Atualmente é professor de Ciências em Woodland Park, Colorado.