Notícias
NAPED

SIMULAÇÃO DE BANCA DE TCC

Compartilhe

Nos dias 31/10 e 07/11, a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) do curso de medicina no 5º período, foi palco de mais uma etapa do projeto Simulação de Banca, sob a orientação do professor Matheus Daude. Nessa fase, os alunos que estão em processo de desenvolvimento de seus trabalhos tiveram a oportunidade de apresentá-los voluntariamente ou por sorteio diante da turma. A avaliação não ficou restrita apenas ao docente, pois contou com a presença de alguns convidados ilustres, como o coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), Marcel Augusto e a preceptora de medicina, Josy Barros.

A dinâmica, centralizada na orientação dos alunos em seus projetos, teve como foco fornecer informações relevantes sobre o trabalho em andamento. Além disso, proporcionou aos alunos uma visão externa e valiosos conselhos para a próxima etapa do processo, incluindo dicas sobre apresentação, postura, dicção e comportamento em grupo.

O coordenador do NAPED, ressaltou a importância desse momento para os estudantes, especialmente para aqueles que se voluntariaram para apresentar seus trabalhos. Para ele, essa experiência proporciona uma vantagem significativa, já que esses alunos estão um passo à frente dos demais. A prática da apresentação e as observações recebidas durante a Simulação de Banca contribuem para um preparo mais sólido.

A preceptora Josy Barros, ressalta que essa prática não apenas reforça, mas também valida o esforço conjunto do aluno e do orientador. Após receberem as considerações e feedback dos avaliadores, eles conseguem ampliar sua percepção e refinar o foco do trabalho, aprimorando ainda mais a qualidade do projeto desenvolvido.

As acadêmicas participantes e voluntárias na apresentação Suyane Kelly e Thâmara Sampaio reforçaram a importância e o benefício desse momento em suas respectivas falas, “o ensaio para a defesa do TCC foi uma imersão profunda no conteúdo, antecipei perguntas, ajustei o tom da minha voz e refinei gestos, transformando o ensaio em um treino meticuloso para o momento central. Ensaiar não apenas consolidou meu conhecimento, mas também fortaleceu a confiança necessária para enfrentar a banca. Cada repetição foi um passo mais próximo da apresentação que seria o ápice de meses, senão anos, de dedicação acadêmica”, afirma, e “a experiência de apresentar o TCC de forma simulada para a turma nos possibilitou identificar os erros a tempo de corrigi-los, diminuir a ansiedade para o grande dia, além de abrir espaço para sugestões que acrescentaram na nossa apresentação. A ideia da simulação foi essencial não só para quem apresenta, como também para os demais alunos que assistem e podem se beneficiar das dicas dos professores”

Fechando, o idealizador do projeto enfatizou a importância de oferecer treinamento aos alunos, considerando que a disciplina de TCC demanda habilidades específicas que podem não ter sido totalmente desenvolvidas em outras áreas. É durante essa fase que os alunos têm seu primeiro contato com etapas cruciais da apresentação. A simulação proporciona uma oportunidade valiosa para corrigir erros relacionados à postura, comportamento e estrutura da apresentação, além de oferecer insights sobre as exigências da banca de avaliação. O projeto tem como objetivo promover o crescimento pessoal e profissional dos alunos, preparando-os melhor para os desafios futuros.