Notícias
Odontologia

SUMMAÊ ITPAC PORTO

Compartilhe

O mês de maio se encerrou assim: com a realização do I SUMMAÊ do ITPAC PORTO.
No dia 31/05, cerca de 250 acadêmicos se envolveram num dos maiores eventos de aprendizagem já realizado pela instituição: com muitos sorrisos, chapéus, fantasias e muita criatividade na elaboração de vídeos de até 2min, contendo perguntas a serem respondidas por todos, marcaram presença e fizeram ver que “estudar é uma festa”.

Com o tema “Vingadores – ultimato”, todos – docentes e acadêmicos – se desafiaram a inovar. O evento teve início às 9h30min,  com duração de quase 5 horas. Os vídeos e perguntas foram intercalados com apresentações artísticas dos acadêmicos, apresentações de paródias alusivas aos conhecimentos trabalhados no curso, muito aprendizado e diversão.

Mas, o que é SUMMAÊ? É uma metodologia ativa de ensino que traz em si elementos lúdicos e de aprendizagem colaborativa. Idealizado em 2011, pelo prof. Ricardo Fragelli com o objetivo de transformar o ambiente de classe nas aulas de Cálculo para os cursos de Engenharia na UnB. Hoje, a metodologia é amplamente utilizada por quem entende que estudar é mais do que internalizar conteúdos: é ter prazer em aprender.

O nome “Summaê” é a junção da palavra “summae” (do latim, somas) com o acento circunflexo “^” e representa a união de pessoas para o estudo de um determinado tema. O uso de chapéu é requisito obrigatório para participar da atividade. O objetivo em utilizar chapéus é “caracterizar o evento e tornar o ambiente mais lúdico, quebrando o clima da tradicional sala de aula e oferecendo mais elementos de interação entre os participantes.” E, somos todos iguais embaixo de um chapéu.

Ao final do evento, foi escolhido com muita dificuldade o top Chapéu. A votação para o melhor vídeo foi acirrada: muita ação, conhecimento e criatividade por trás das câmeras.

Segundo os professores que participaram, o evento foi o ápice das ações do semestre, de forma surpreendente! A integração dos períodos na qual todos os participaram.

Confira o depoimento do professor Fellipe Munhoz, um dos organizadores do evento, "Quando ocorreram as primeiras palestras a respeito deste novo método de ensino, o Summaê, durante as reuniões de planejamento, confesso que fiquei com dúvidas sobre sua eficiência, ainda mais em áreas que não fossem de exatas, onde ele já é bastante utilizado. Fizemos a capacitação com a professora Noemi Zukowski e experimentamos essa modalidade na odontologia, sendo que ficamos todos impressionados com o resultado. O engajamento dos alunos e professores superou bastante as expectativas e no final das contas, a coragem em inovar superou o medo, que nos faz sempre fazer as coisas do mesmo jeito.

Tivemos um dia bastante pesado, com muitas avaliações e muita matéria difícil sendo discutida. Mesmo assim, os alunos se divertiram muito e a experiência foi extremamente enriquecedora para todos os envolvidos, mostrando que é necessário ter coragem para inovar e experimentar métodos novos de ensino. O dia foi inesquecível e o crescimento individual de cada um presente foi inestimável. Temos muito a agradecer à professora Noemi pela coragem e pela visão, assim como o professor Sérgio, coordenador da Odontologia, sempre sendo pioneiro em metodologias diferenciadas, o que tem tornado o curso de odontologia de Porto Nacional um curso inovador, que garante crescimento profissional tanto para seus alunos, como para seu corpo docente, que está sempre se aprimorando. Fico muito satisfeito em ter tido a oportunidade de participar. Tenho certeza que cresci muito com a experiência e os alunos mais ainda. Foi uma importante dose de entusiasmo, necessária para esta reta final, previamente às últimas provas."

Para o Coordenador do curso, prof. Sérgio Esteves, "Organizar um evento como o Summaê dessa magnitude no Curso de Odontologia foi um novo desafio, como coordenador do curso. Desafio novo, pois fizemos um Summaê envolvendo todas as turmas do curso, portanto foi um projeto inovador e que pra nós foi muito gratificante pois contamos com a adesão dos acadêmicos, que gostaram muito da nova forma de aprendizado e colaboraram prontamente com o pedido da coordenação em participarem ativamente dessa nova prática de conhecimento. Ficamos muito contente combos resultados alcançados e com Deus lhe s elogios de professores e alunos com as novas práticas de ensino. Esta foi a primeira edição e faremos do Summaê uma edição por semestre envolvendo todas as turmas porque acreditamos no crescimento do inter-relacionamento entre os acadêmicos, entre acadêmicos e professores e acadêmicos e entre professores . Podemos observar nesse projeto a prática da interdisciplinaridade desenvolvida, pesquisa e extensão com criatividade e que converge em resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem Podemos dizer que o objetivo foi alcançado e de forma brilhante. Agradeço a todos os professores e acadêmicos pelo envolvimento e dedicação a esse projeto Summaê, certo de que novas edições acontecerão. Obrigado a professora Noemi Zukowski, do NAPED, pela sua orientação e por não ter medido esforços do para que esse projeto fosse a frente e se realizasse. Com seu apoio e participação foi possível a realização de mais um grande evento do Curso de Odontologia , com alcance em todas as áreas do processo de ensino e aprendizagem: ensino, pesquisa e extensão. Para os acadêmicos, tinham vídeos tão bons que deu vontade de rever várias vezes."

Após a realização do evento, outras atividades do curso foram realizadas, momentos de impacto e culminância das ações do curso: apresentação do Projeto Integrador, trabalhos da SACS dentre outros.

Essas atividades têm sido o diferencial do curso e os acadêmicos “agradecem a todo esforço que o Coordenador tem dado na realização dessas atividades. Mesmo em meio a algumas dificuldades, sempre é um sucesso e eu sou eternamente grata por todo aprendizado adquirido” (Iara Quintanilha, 3o período)

Para a profa. Noemi Zukowski, “o evento foi de fundamental importância para o contexto atual: semestre encerrando e ainda muitas atividades a serem realizadas mas, a certeza de que desafios podem ser superados e que a alegria de aprender é fundamental para a aprendizagem significativa, se fortalece com eventos como este. E, temos uma um corpo docente preparado para novos desafios: à medida que se propõem ao novo, desmistificam o velho conceito de que para aprender é preciso sofrimento. É possível, sim, ensinar e aprender com dinamismo, alegria e cooperação integrada. Novos propósitos nos dão novas perspectivas; desafios superados, nos dão nova visão.”